terça-feira, fevereiro 07, 2006

Mercury

Pois é. Eu bem que queria esperar um pouco mais antes de começar esse blog, mas se eu esperasse, ia acabar me esquecendo disso:

Hoje apareceu um pacote novo no repositório do Debian que é muito interessante. Ele se chama mercury, e promete ser uma linguágem ao mesmo tempo lógica e funcional, compilada (com boa otimização), com tipos fortes e modular. O que me chamou a atenção foram os tipos fortes e a modularidade, eles fazem muita falta nas linguágens funcionais (a princípio eu não entendi que ela era lógica também).

Bom, comecei, então a pesquisar sobre ela. Achei a página dela, que tem um livro sobre a linguágem, mas ele é péssimo para começar a aprender, embora sirva como referência. Achei, então, na página sobre ela na Wikipedia, esse tutorial. Ele parece bom, embora eu ainda esteja no começo.

O maior problema que vejo nos paradigmas lógico e funcional são exatamente a falta de tipos fortes no funcional (no lógico eu nunca imaginei que essa idéia fizese sentido) e a pouca modularidade. E antes que alguém reclame, modularidade significa tambem poder dividir o programa em arquivos reutilizáveis e em espaços de nomes independentes, coisa dificil de fazer na maior parte das linguágens (padrão) funcionais.

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá Marcos.

Nem me lembro como cheguei até aqui mas fiquei bastante interessado no blog.

Só falta o RSS :)

Abraços

Anônimo disse...

Deixa Marcos.

Já achei pelo application/atom+xml.

Abraços