terça-feira, fevereiro 07, 2006

Visão Estéreo

Já que eu já comecei mesmo o blog, vou continuar postando :)

Bom, meu trabalho de mestrado (que está quase acabando) é um algorí­tmo para visão estéreo. Primeiro, visão estéreo é a que é obtida com duas câmeras ou mais. Com uma câmera só, ela se chama monocular. Mas por que a diferença? Acontece que dá para fazer coisas muito legais quando se fotografa um objeto por mais de uma direção. A aplicação mais comum disso é calcular a distância de cada ponto do objeto até o plano das câmeras (profundidade) e construir um modelo 3D da cena.

A etapa mais dificil (demorada) da reconstrução 3D, é conhecida por 'matching'. Nessa etapa, o computador tem que descobrir que ponto de uma imagem corresponde a cada ponto da outra. Meu algoritmo resolve essa etapa do problema. Mas o que é MUITO legal é que ele é muito mais rápido do que o algoritmo que se costuma usar quando se quer um matching rápido e ao mesmo tempo, erra menos.

Bom, não preciso dizer que estou bastante satisfeito, né. Estou esperando a GPLv3 sair para publicar minha biblioteca. Até lá ainda devo voltar a tocar no assunto.

Nenhum comentário: